Tudo o que você precisa saber para a construção e reforma de aquários

Os amigos Kelsen Taquista e seu irmão Rafael Takahiro estiveram em casa em um sábado desses e fizemos alguns trabalhos de reforma e construção de itens aquáticos.

Da esquerda para à direita – Eu, Pzu – Kelsen – Rafael

O primeiro serviço que executamos foi aumentar o número de lâmpadas fluorescentes na tampa do aquário do Rafael que passou de três T8 para quatro T8 de 20 watts cada.

Esse serviço foi relativamente fácil. Partimos para o próximo trabalho que foi a reforma de um móvel que os meninos trouxeram. O mesmo estava todo mole e não agüentaria o peso do aquário, então resolvemos que iríamos reforçá-lo por baixo, fechá-lo nas laterais, na frente colocaríamos portas e como acabamento escurecer as madeiras e envernizar o móvel todo.

Aqui o trabalho foi árduo tivemos de cortar madeiras, pregar, colar, lixar, furar e finalmente escurecer com Osmocolor e envernizar no final. Esse deu bastante trabalho, mas o trio deu conta do recado. Kkkk
Aproveitando todas essas atividades, cortamos compensado 10 mm para fazer duas tampas de iluminação.
Uma delas foi pintada de branco e fizemos a instalação elétrica para receber essas lâmpadas compactas econômicas e foi necessário instalar três soquetes com um botão liga/desliga. Essa tampa luminária destina-se a um aquário que foi reformado e que infelizmente esquecemos-nos de fazer as fotos, ninguém diria que com menos de dez reais daria para recuperá-lo.
A outra tampa seguiu o estilo do móvel recebendo Osmocolor para escurecer as madeiras e depois três demãos de verniz. A iluminação ficou por conta de quatro lâmpadas fluorescente de 18 watts cada. Também não fotografamos.
O aquário foi montado com 70 cm de comprimento por 35 cm de largura por 35 cm de altura. A sequência de fotos mostra a montagem e o teste de vazamento.

Aqui o conjunto completo, móvel, aquário e tampa com iluminação.

Preparei uma surpresa para quando os meninos viessem pegar todas as coisas, coloquei no fundo do aquário uma toalha branca simulando a areia e umas pedras para ter um layout, ficou legal e eles gostaram, o Kelsen levou as pedras de presente e disse que vai montar igual a foto.

Esta é a foto de encerramento dessa nossa aventura e brincadeira que deu bem certo. O Kelsen e o Rafeal são pessoas super do bem e têm grandes qualidades. Foi um prazer recebê-los em casa para fazermos essas atividades juntos.

Espero que tenha gostado.
Até breve, valeu Pzu
NASA – Nada Anda Sem Amor.
24-08-2013

Gostou desse artigo e acredita que ele pode ajudar algum aquarista? Compartilhe-o nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =