Get Adobe Flash player

Bonito em Mato Grosso do Sul – Buraco das Araras.

Galera,

Desta vez nosso passeio foi no Buraco das Araras que é uma gigantesca cratera com aproximadamente 500 metros de diâmetros e 100 metros de profundidade no meio do cerrado. O buraco está no município de Jardim-MS, dentro da fazenda Alegria que fica a aproximadamente 50 km da cidade de Bonito onde estávamos hospedados.

Essa formação ou deformação sabe-se lá, é chamada de dolima que é justamente o contrário de colina. Na verdade trata-se de um grande buraco circular, possivelmente formado pelo desmoronamento do teto de uma caverna. Por toda a superfície das paredes deste buraco podemos ver fendas e aberturas, que são abrigos para os ninhos das araras. No fundo do buraco existe uma lagoa de água esverdeada habitada por jacarés.

As regras para a conservação do ambiente são rígidas para que haja uma interação perfeita entre natureza e humanos. Aliás, vale lembrar que a maioria dos passeios são certificados por normas ambientais tipo ISO 14.000, isso significa que a estrutura montada é super profissional.

O Buraco das Araras ganhou esse nome em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos. Já no trajeto quando estamos chegando podemos observar todo um cenário de beleza com as características da fauna e da flora do cerrado e logicamente já se vê algumas Araras voando em bandos.

Para chegarmos aos mirantes pegamos uma trilha e fizemos uma caminhada de uns 900 metros.

Chegando ao primeiro mirante a beleza se fez presente nos brindando com imagens lindas de Araras voando em bandos, outras nas fendas e também nas aberturas e fendas da dolima.

O melhor horário para fazer esse passeio é no final da tarde, por volta das 16 ou 17 horas ou você corre o risco de não ver muita coisa. O fato é que pouco antes do anoitecer as araras retornam para seus ninhos trazendo alimento e buscando proteção para a noite que está chegando.

Até breve. Valeu Pzu

NASA – Nada Anda Sem Amor

Nós temos 66 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?