Get Adobe Flash player

Como diminuir facilmente o cabo de aço da luminária suspensa.

Meus amigos!

Essa é uma dica de como encurtar rapidamente o cabo de aço da luminária suspensa para ter maior acesso ao aquário.

Confiram o vídeo!

Aquarismo PZU

Valeu Pzu

NASA – Nada Anda Sem Amor

Aquário de Discos – zOOdiscO – Fonte 12 V de PC

Amigos,

Para acender os leds da luminária vou precisar de três fontes, resolvi usar essas de PC que tem sempre uma jogada por ai. Vamos à adaptação.

Se quiser acompanhar a evolução do projeto clica em: zOOdiscO

O Led

Para fazer a luminária led o projeto zOOdiscO, usei a fita de LED SMD 5630 cujas especificações principais são:

- Voltagem: 12V

- Comprimento: 5 metros (500 cm)

- Potência: 75W

Dividi a fita em três pedaços, sendo um pedaço de 1 metro e dois pedaços com 2 metros, isso porque quero tentar simular, com o auxilio de timer, o amanhecer e o entardecer.

Os cálculos

Visto que tenho os tamanhos da fita, potencia e voltagem. Vamos aos cálculos:
potencia total de 75W para os 5 metros, para 1 metro a potencia é de 75W/5m = 15W
potencia total de 75W para os 5 metros, para 2 metros a potencia é de 75W/5m x 2 = 30W

A amperagem é calculada em função da voltagem e da potencia.
Para 1 metro de fita potencia = 15W - Amperagem é = a 15w/12v = 1,25 Ampéres
Para 2 metros de fita potencia = 30W - Amperagem é = a 30w/12v = 2,50 Ampéres
Se não tivesse cortado a fita seria 75W/12v = 6,25 Ampéres.

Vou precisar de duas fontes de 12 volts com 2,50 Ampéres e uma fonte de 12 volts com 1,25 Ampére.

No meu caso vou fazer que essa fonte tenha três saídas 12 volts com 9 Ampéres. Os ampéres a mais não resultam em problema como, por exemplo, desgaste antecipado, isso ocorre se a amperagem for menor do que o especificando.

Coloquei todos esses cálculos porque até ontem eu não os conhecia, mas o aquarismo, o google e o meu amigo Ricardo Longo me ensinaram, então pode ser que alguém queira aprender também.

A fonte

Para saber se aquela fonte antiga do PC velho esta funcionando, faça uma ligação (jumper) do único fio verde que existe no cabo mais grosso com qualquer fio preto. Se a ventoinha acionar é sinal que a fonte esta boa.

Para a sua orientação as fontes trazem etiquetas de identificação. Veja que existem várias saídas é só você determinar qual irá usar. Isso depende daqueles cálculos acima, da voltagem e potência.

Essa é uma representação de quais fios estão ligados em quis pinos e com quais energizações, é uma tabelinha muito boa para servir de base a ser seguida.

Fonte aberta expondo todos os fios.

Retirando o que não serve

Vou tirar todos os fios da placa que não utilizarei, para isso irei com ferro de solda amolecer o estanho por baixo da placa e puxar os fios.

Placa limpa, sem os fios.

Montando o que é necessário

Para ter a opção de movimentar a luminária com mais facilidade vou ligar o plugue macho nos fios que vem da luminária e o plugue fêmea para os fios da fonte.

Tenha atenção neste momento da ligação para que fique igual o positivo no plugue macho e no plugue fêmea, senão o led não acende.

Prendi os plugues fêmeas na carcaça da fonte.

Agora é soldar os fios dos plugues da carcaça na placa da fonte.

Lembra daquele jumper de teste no início para ver se a fonte estava funcionando, soldei os fios num botão tipo chave e coloquei na carcaça da fonte também. Agora tenho um figa/desliga caso precise.

Na base da carcaça fiz uns furos para parafusar no fundo do móvel do aquário.

Fonte pronta, testada e funcionando.

Ressalto novamente para que não fique uma dúvida no ar a respeito de amperagem.

Pelos cálculos preciso de 2,5A no máximo e vou utilizar 9A conforme a fonte. Acontece que consultei um amigo engenheiro eletricista e esse me afirmou que posso utilizar amperagem maior que a necessária que não afetará em nada o funcionamento tanto do led bem como da fonte.

Observe também que a fonte vem também com outras saídas como 3,3v e 5,5 que dá para acender vários outros tipos de led’s.

Espero que tenham gostado se tiverem dúvidas perguntem à vontade.

Até breve, valeu Pzu

Nada Anda Sem Amor – NASA

Aquário de Discos – zOOdiscO – Luminária Led

Amigos,

Atualizando os equipamentos para o projeto do aquário de Discos, projetei e fabriquei uma luminária de led com fitas que é muito prática de fazer.

Se quiser acompanhar a evolução do projeto clica em: zOOdiscO

Comprei no Ebay a fita de idêntica a que o Adilson usou na sua bateria de camarões, como meu aquário não visa flora acho que este tipo de iluminação dará um efeito bem legal.

Materiais necessários:

- Madeira de compensado 10 mm;

- Sarrafo de 2,5 x 5,0 cm;

- Folha de madeira para o acabamento;

- Vidro que usarei no designer;

- Suporte de ferro deixar a luminária suspensa;

- Fontes de 12 volts para ligar led;

- Parafuso;

- Folha de contact;

- Cinco metros da fita LED SMD 5630 com as seguintes características.

A prova d'água - Flexível – 300 Leds em 5 metros – 12 Volts - Temperatura de Cor: entre 7000 e 8000 K Branco puro - 5 metros de comprimento – 1 cm de largura – 75 Watts de potência: 75W. Link no ebay para quem quiser conferir  LED SMD 5630

Pintura de higienização

Como as madeiras vieram de uma caçamba, lixei e dei uma mão de tinta branca para ficar mais limpo e higiênico o trabalho.

Estrutura

Cortei, colei e preguei o sarrafo em volta de todo o tampo de compensado para que quando fosse grudar a fita de led esta estivesse um pouco mais profunda e escondida, não deixando a gente ver a fita, só à luz.

Acabamento do tampo

O tampo foi revestido com folha que imita madeira nobre da mesma cor do móvel do aquário, ao final lixei e passei verniz fosco.

Furos no vidro

No meu projeto existe um ponto de fixação entre o vidro e o tampo de madeira da luminária e para isso foi necessário abrir quatro furos no vidro. Esses furos foram feitos com broca de tungstênio acoplada a uma furadeira comum. Veja que peguei a massa cinza (só a cinza) do durepox e fiz um circulo e grudei no local do furo e enchi de água, isso é para facilitar a furação mantendo o local resfriado, troquei essa água umas quatro vezes em cada furo.

Espelho

Não ficou aquele reflexo, mas coloquei um contact prateado, se bem que o led não emite luz para cima, mas ficou legal.

Ideia no meio do caminho

Tenho umas fitinhas de led coloridas e resolvi que queria iluminar o vidro, peguei um perfil que é usado para encadernação (facilmente encontrado em papelaria R$1) coloquei o led dentro desse perfil e o prendi no vidro como se o vidro fosse às folhas da encadernação. Com os leds ligados ficou bonito e elegante, coloquei um botão à parte porque não é para ficar acesso a toda hora, só em momentos especiais. Acho que esse detalhe é o que deu vida ao projeto.

Parte elétrica para Ligar as fitas

Quero ligar a fita em três intervalos de horários diferentes, então dividi a fita em três pedaços, sendo um de 1 metro e dois com 2 metros, isso porque quero tentar simular, com o auxilio de timer, o amanhecer e o entardecer fazendo com que o fotoperíodo seja da seguinte maneira, por exemplo:

 

fita3 - ================ liga 15hs / desliga 23hs

fita2 - ================ liga 16hs / desliga 22hs

fita1 - ================ liga 14hs / desliga 24hs

fita2 - ================ liga 16hs / desliga 22hs

fita3 - ================ liga 15hs / desliga 23hs

Para esse caso tive de passar três conjuntos de fios, ou seja, três positivos e três negativos foi quase um chicote elétrico.

Acabamento

Em alguns lugares o verniz foi aplicado com esse pincelzinho para não fazer muita sujeira, mas nas partes maiores fiz uma boneca de estopa e a aplicação foi mais fácil.

Finalizando

Contei com a ajuda do meu filho para centralizarmos os furos no teto, penduramos e ajustamos o comprimento do cabo.

Ficou no centro certinho. UFA!!!!!

Espero que tenham gostado..

Até breve.Valeu Pzu.

NASA - Nada Anda Sem Amor

Mais Artigos...

Nós temos 48 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?