Get Adobe Flash player

Aquário casa com chaminé observatório.

Amigos,

Começo de fevereiro achei um bom pedaço de vidro 3 mm na rua e não tive dúvidas, trouxe pra casa e construí um aquário que há muito queria fazer.

Ele tem observatório de forma retangular e ficou parecido com uma chaminé, os peixes sobem por esta chaminé e expõem toda a sua beleza, é um barato ficar olhando os peixes subirem e descerem.

Vamos ao passo a passo se alguém quiser montar igual.

Vejam as fotos:

- Limpando os vidros

Como peguei na rua o vidro veio cheio de sugerira de tinta e massa de vidraceiro, após uma boa raspagem e limpeza ficou como zero.

- Cortando os vidros

O aquário tem as seguintes medidas – (CLA) 32x20x20 = 12,8 litros a chaminé tem (CLA) 9x9x20 = 1,6 litros

- Colando as partes

Como os vidros são pequenos e a espessura também, ache melhor encher uma seringa com silicone para usá-la como aplicador, foi muito fácil colar os vidros com essa seringa, fácil de manusear deu uma colagem e acabamento perfeitos,

- Colando a chaminé

As fotos abaixo são para mostrar como tentei colar a chaminé, mas o resultado foi negativo e não passou no teste final. O que aconteceu foi que quando cheia de água a chaminé ficou pesada e os suportes de vidros colados não tiveram resistência o bastante para suportar o peso. Tive que solucionar o problema colocando uma madeira.

- Fixando a chaminé

Peguei um compensado de 10mm e fiz as marcações necessárias para cortar o espaço para passar uma parte da chaminé. Com essa madeira todo o conjunto ficou bem resistente

- Fabricando o berço

Para colocar em baixo do aquário fiz um berço de madeira, assim se quiser transportá-lo para outros lugares da casa não terei de fazer muito esforço e esteticamente também fica mais legal.

- Fabricando o telhado

Esta imagem mostra o tampo usado para fixar a chaminé e também uma estrutura no formato de um telhado com duas quedas d’água que fiz para colocar em cima do tampo.

- Teste de vazamento

É sempre bom após esperar o tempo total de cura do silicone e fazer um teste enchendo d’água o aquário e verificar se não existe nenhum vazamento.

- Iluminação

Usei fitas de led recicladas e coloquei por baixo da estrutura do telhado 6 pedaços de fita com 9 leds cada e por baixo do tampo 2 pedaços de fita com 3 leds sendo que aqui coloquei um plug para poder ter a mobilidade de retirar o telhado por completo.

- Revestimento do berço e partes do telhado.

Usei folhas laminadas que imitam madeira para revestir o aquário.

- Revestindo o telhado

Cortei um papel com algumas telhas de amostra e depois de decidida a forma e tamanho passei para um EVA bem fininho que comprei duas folhas em dois tons de marrom e comecei cortar as telhas e colar no telhado..

- Pintura do vidro

Tive que pintar um pedaço da chaminé quando estava transparente mostrava a parte interna do telhado e não estava legal. Achei uma tinta marrom e fiz a pintura o que valorizou mais o acabamento, deixando o interior de telhado escondido e ainda serviu para dar contraste para ver o peixe quando ele soe pela chaminé.

- Aquário terminado

Foi um trabalho intenso, porém muito prazeroso. Só de ver os peixes nessa chaminé já valeu a pena. Eu gostei muito do resultado.

Veja o vídeo de como ele esta hoje.

Aquarismo PZU

É isso, se alguém tiver dúvidas é só perguntar. Se você gostou mas não tem como fazer, entra em contato comigo, posso fazer por encomenda.

Até breve. Valeu Pzu.

Nada Anda Sem Amor – NASA

Nós temos 61 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?