Get Adobe Flash player

Aquário de Discos – zOOdiscO – Durso Standpipe

Amigos,

Barulho! Barulho! E mais barulho! Eu não aguento mais barulho, então chega de barulho no meu aquário de discos, alias se quiser acompanhar a evolução do projeto clica em: zOOdiscO

Para acabar com esse sofrimento fiz um Durso. O Durso Standpipes é um dispositivo por onde a água do aquário desce seguindo para o sump. Seu objetivo principal é reduzir ao máximo o barulho de ralo ou ainda aquele barulho de sucção feito quando a água cai por um cano vertical, isso é feito através desse dispositivo que é um acessório muito simples e fácil de ser fabricado e vai lhe ajudar muito na redução dos barulhos.

Buscando modelos para colocar no meu aquário que vai ser montado na sala de casa, achei vários modelos, mas um deles me chamou a atenção pelo melhor aproveitamento do espaço, não necessitando da curva do J (jota) invertida.

Para quem não conhece o Durso tradicional ai vai uma foto auto explicativa de seu funcionamento.

Aqui a queda do meu aquário para o sump, do lado esquerdo é onde vou colocar o dispositivo, o lado direito é um ladrão para garantir a queda em caso de entupimento. Veja que o espaço é reduzido e não cabe um de modelo tradicional.

O material necessário é de acordo com a bitola dos canos de descida do seu aquário, no meu caso é 40mm, então uma redução de 60x40 mm, um cap de 40 mm, um pedaço de cano de 40 mm e um tubinho para colocar no cap como entrada de ar. Pode ser aquela mangueirinha de Co2.

A redução no local de 40 mm deve ser lixada até que o cano corra com uma pequena pressão, é essa redução que vai subir ou descer o percurso do cano para dar o ajuste necessário. A redução tem também um anel interno que serve calço do cano de 40 mm, devemos retirar esse anel, lixando, usinando ou qualquer coisa parecida.

Aqui eu mostro um pedaço do anel retirado para você saber do que estou falando.

É importante dizer que todas as medidas irão variar em função do seu aquário, o meu cano de 40 mm, por exemplo, ficou com 33 cm de comprimento e a marcação para os furos a 10 cm da extremidade.

Com a marcação feita, faça os furos ao redor do cano com a maior broca que você tiver, a minha foi uma broca chata de ½’.

Uma parcial para ver se a redução após os furos estava subindo e descendo legal.

Aqui mostro o cap furado no centro com o tubinho colocado.

A peça toda montada e depois a peça instalada.

Bom é isso, agora acabou aquele barulho insuportável. Minha mulher vai poder assistir à novela tranquilamente. kkk

Confiram a fabricação em vídeo

Aquarismo PZU

Confiram o teste do Durso e todo o sistema hidráulico funcionando

Aquarismo PZU

Espero que gostem.

Até breve, valeu Pzu

Nada Anda Sem Amor – NASA

Nós temos 13 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?