Get Adobe Flash player

Aquário de Discos – zOOdiscO – Reforma Sump

Amigos,

Dando continuidade no projeto do aquário de Discos, chegou a vez de reformar o sump que era do aquário salgado e não tina todas as divisórias que necessitava. Então vamos adaptá-lo para poder montar o zOOdiscO.

Se quiser acompanhar a evolução do projeto clica em: zOOdiscO

Vamos à reforma!


COMO ERA ANTES DA REFORMA

O Sump tem 77 x 37 x 40 (Comp. x Larg. x Alt.) = 113 litros.

Vou colocar três divisórias sendo uma a cada 15 centímetros perfazendo quatro compartimentos que pretendo preencher da seguinte maneira:

1º compartimento com espuma e por baixo perlon;

2º compartimento MPure da MBreda e mídia filtrante siporax;

3º compartimento mídia filtrante Eheim e mídia filtrante Ista e

4º compartimento bomba de requalque Aqua CLear 110 - 3400 litros hora, posso colocar ainda neste compartimento um filtro de areia fluidizada se for necessário.

DESMONTE

Utilizei o estilete e também uma linha de Nylon dessas de pesca, tem gente que usa também cordas de violão, eu nunca tentei, mas deve dar certo, então várias opções para descolar o silicone do vidro. Só tome cuidado e use os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) neste caso luvas e óculos.

LIMPEZA E MARCAÇÃO DAS DIVISÓRIAS

Quando a gente descola o silicone sempre ficam uns pedaços grudados no vidro, dizem que acetona retira, mas acabei com o tubinho da minha mulher pintar unha e nada o que retirou mesmo foi à lâmina do estilete, ao final dei uma boa lavada com detergente para desengordurar tudo.

Como eu acho difícil e chato ficar limpando silicone, antes de colar os vidros, coloco tiras de fita crepe que facilita e muito o trabalho após a colagem dos vidros.

COLANDO AS DIVISÓRIAS – 1

Colei primeiro os vidros que tem a altura diferenciada, da maior para a menor, achei mais fácil assim, pois tinha espaço para o aplicador de silicone.

COLANDO AS DIVISÓRIAS – 2

Colei agora os três vidros grandes e iguais que ficam 2 cm de distância do seu correspondente, nesta colagem você tem que colocar bastante silicone na base do vidro porque tem locais da colagem que não se consegue chegar com o bico do aplicador de silicone e nem mesmo o dedo.

COLANDO O VIDRO FRONTAL

A foto mostra que o sump esta deitado nesta posição passei silicone na base de todas as divisórias bem como nas laterais e no fundo do vidro frontal, baixei o vidro frontal com cuidado para não mexer muito e coloquei em cima uns litros de leite como peso.

FABRICANDO DIVISÓRIA HORIZONTAL

Com um pedaço de acrílico que tinha em casa fabriquei uma divisória horizontal.

Essa grade de acrílico eu já tinha.

Na imagem abaixo a direita colei uns calços de vidro no primeiro compartimento do sump para servir de apoio para a divisória de acrílico, do lado esquerdo no segundo e terceiro compartimentos coloquei uma grade que tinha em casa que é para a mídia não ficar diretamente apoiada no fundo do aquário assim existira uma circulação de água por baixo das mídias.

SUMP TERMINADO

TESTE DE VAZAMENTO

VÍDEO DE COMO DEVERÁ FUNCIONAR O SUMP

Aquarismo PZU

Espero que gostem.

Até mais, valeu Pzu

Nada Anda Sem Amor – NASA

Nós temos 49 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?