Get Adobe Flash player

AquaMasp – passo a passo

Amigos,

Vou mostrar para vocês como fiz esse aquário temático e o que foi utilizado em sua construção.

A ESTRUTURA

As madeiras da estrutura eu peguei em caçambas, aqui em São Paulo é só procurar que acha coisa boa.

São dois pontaletes medindo 4x3cm para fazer a forma da coluna externa do MASP, eles tem 48cm de altura e 46cm de comprimento.

Na parte inferior onde será apoiado a aquário coloquei um compensado de 15mm de espessura com  39cm de comprimento por 26,5cm de profundidade.

Na parte superior tem uma chapa de Eucatex medindo 34x11cm onde coloquei os leds e embuti 0,5cm em cada pontalete.

A PINTURA

Nesta etapa nada de muito difícil, apenas uma boa dose de paciência para lixar nos mínimos detalhes, escolher a cor certa e mandar o pincel. A tinta foi para madeira, base água.

O CORTE DOS VIDROS E COLAGEM

O vidro tem 5mm e foi recortado de um sump que me foi doado já faz algum tempo que eu estou reaproveitando, as medidas são:

01 peça para o fundo com 39,0 x 27,0 cm

02 peças para as laterais com 26,0 x 28,5 cm

02 peças para frente e traseira com 39,0 x 28,5 cm

Antes de colar as partes, procure a melhor colocação dos vidros e faça marcas, assim facilita o trabalho, eu também coloco essas tiras de fita crepe que facilita muito na hora da limpeza.

Agora é só passar o silicone em cada peça e ir colando uma a uma.

Para dar acabamento (alisar) no silicone use os dedos e para o silicone não grudar e escorregar mais fácil você pode passar detergente nos dedos ou mesmo saliva, isso facilita muito o acabamento.

Quando todos os vidros estiverem colados retire as tiras de fita crepe, de preferência antes de o silicone secar, sai mais fácil e evita levantar a extremidade do silicone junto à fita.

Veja como o acabamento fica retinho e perfeito.

A ILUMINAÇÃO

Tenho um amigo que trabalha com marketing e vira e mexe ele me traz alguns displays que tem essas fitas de led, meu único trabalho é desmontar esses displays e reutilizar essas fitas. Como o aquário não terá plantas então essa iluminação por fitas esta perfeita.

As fitas estão ligadas em uma fonte de 12 volts com 1 Ampère.

Neste aquário não gastei quase nada, comprei apenas a tinta, filtro, termostato e substrato, as rochas eu coletei em Votorantim.

É isso ai, valeu Pzu.

NASA - Nada Anda Sem Amor.

Nós temos 125 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?