Como fazer móvel para aquário em compensado naval de 1,20 metros.

Fabriquei um móvel personalizado para o aquário de um amigo com as seguintes dimensões 120 cm de comprimento x 50 de largura por 70 de altura. Veja o desenho do projeto.

O ferramental está à mão, os caibros e as peças de compensado naval estão todas cortadas. Então, bora arregaçar as mangas e fazer o móvel.

Começamos pela estrutura para deixá-lo bem resistente, foram usados caibros de 4,5 x 4,5 cm aparelhado.

Com a estrutura pronta, passei a resvetí-la com essa chapa branca que é uma lâmina de PVC maleável, muito boa para conter a umidade interna do móvel aumentando sua vida útil. Para esse revestimento passamos cola de contato na madeira e na lâmina, ai é só juntar as partes com muita atenção, se errar nessa hora dá bastante trabalho recuperar.

Como o processo é o mesmo veja uma foto do aquário já todo revestido interna e externamente.

Uma das partes que requer bastante atenção também é a colocação das fitas de topo nas portas, é um trabalho que deve ser feito sem pressa para que saia de acordo.

Aqui uma foto para ilustrar a colocação do perfil de alumínio para as portas de correr.

Detalhe da colocação dos rodízios, os superiores você deve ficar atento para a distância visto que por dentro do perfil superior de alumínio em suas extremidades são fixadas peças plásticas para dar o fechamento nas portas. Já nos rodízios inferiores resolvi cavar uma reta na parte interna da porta para deixar a roldana menos exposta (com menos curso) fazendo com isso que a fresta inferior da porta ficasse menor também.

O móvel todo foi envernizado três demãos com verniz fosco base água. Eu gosto muito dessa nova tecnologia das tintas serem solúveis em água. As partes maiores com rolinho de espuma e os detalhas com pincel.

Móvel finalizado e pronto para ser entregue.

Temos um vídeo que mostra o móvel todo finalizado. Assiste ai!

Espero que tenha gostado.
Até breve, valeu Pzu
NASA – Nada Anda Sem Amor.
29-04-2014

Gostou desse artigo e acredita que ele pode ajudar algum aquarista? Compartilhe-o nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 7 =