Get Adobe Flash player

Meu primeiro aquário – Um mundo de novidades

Em fevereiro de 2008 um amigo do trabalho me perguntou. Você quer meu aquário? Ele estava mudando de residência e não iria levar o bichão, então falei com minha esposa e como na época nossos filhos eram pequenos resolvi pegar. Nunca tinha tido aquários antes e nem fazia ideia de como seria o trato com o novo brinquedo.

Bom, sei que fui buscar o dito cujo e ele era enorme em relação aos que eu já tinha visto por ai, penso agora que minha sorte foi a generosidade desse meu amigo que me deu ele completinho com todos os acessórios e inclusive com a cômoda que servia certinho como o móvel onde estava apoiado.

O aquário quando fui buscar estava montado e funcionando e foi assim que chegou em casa, vieram peixes também.

Com alguns ajustes eu e as crianças o colocamos em funcionamento, aqui estão algumas fotos.

Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU Aquarismo PZU

Esse aquário foi transferido para a casa da minha sogra porque vendi minha casa e a que comprei estava em fase final de reforma.

Na casa da sogra deu tudo errado, foi um salseiro, o vidro frontal deu vazando ai foi água correndo para todos os lados, bota peixe no balde, arruma vidro e começa a vazar novamente e peixe morrendo, cola o vidro de um lado, vaza de outro, até que eu mesmo dei um jeito provisório, afinal ele iria para a casa nova, neste layout esse aquário ficou montado um pouco mais de um ano.

Para a remontagem comecei a ler como um louco, não saia de Sebos procurando livros e busquei muitas informações na internet também, com mais conhecimento e a reforma da casa nova terminada, ai sim, deu para montar algo melhor.

Considero esta sendo a minha primeira montagem oficial feita em 10.04.2009

Este aquário tem capacidade para 200 litros d’água tendo como dimensões, 100 cm de comprimento por 40 cm de largura e 50 cm de altura.

A filtragem d’água é feita por um filtro externo marca Whisper 60 que processa 1254 litros por hora, com trocas mensais dos refis de carvão ativo, e uma boa lavada nas esponjas, além de troca de 30% água a cada 15 dias.

Para manter a temperatura temos o aquecedor ATMA 200 – ELETRONIC HEATER – 200W, automático e submersível é só ajustar a temperatura desejada, prendê-lo no aquário com o auxílio das ventosas ligar na rede elétrica e pronto.

Nosso aquário dispõem de um compressor VigoAr 300 que acoplado a uma cortina de ar de 90 cm faz a oxigenação. Fica muito legal essa cortina de ar.

A limpeza dos vidros é feita com imã da Whisper.

Para iluminar temos três lâmpadas tubulares fluorescente frias de 30 Watts cada e o foto período é de dez horas.

O CO2 é caseiro e foi feito pelo meu filho, ficou bem legal efunciona direitinho.

Para o substrato procurei ler bastante a respeito na Internet e resolvi fazer o meu caseiro mesmo.

Juntei uma parte de terra preta e outra de terra marrom mais ou menos uns 25 quilos, tive o maior trabalho para limpar e separa esses 25 quilos nas duas variedades de terra, retirei bichinho, pedaços de paus e folhas mortas, no momento da montagem coloquei laterita e finalmente como camada inerte coloquei por cima areia de rio bem fina aproximadamente 15 quilos, vale dizer que lavei muito bem essa areia.

Agora existe um berço que fica entre o aquário e a cômoda, o que dá mais segurança ao vidro do fundo, a tampa fiz tipo colarinho onde foram instaladas as lâmpadas. Fácil de ver nos vídeos.

 

 

Seguindo o setup, agora de acordo com a numeração temos:

 

Vermelho - Madeira

1 - Tronco de aroeira

 

Amarelo - Pedras

1 - Rocha vulcânica

2 - Rocha tipo brita em placas

3 - Rocha Mineira

 

Verde - Plantas

1 – Valisnéria Saca Rolhas (Vallisneria Americana)

2 – Ninféia Vermelha Lótus ( Nymphaea Lótus)

3 – Amazonense (Echinodorus Bleheri)

4 – Rabo de Raposa (Ceratophyllum Demersum)

5 – Samambaia D’ Água / Feto de Samambaia Ceratopteris Thalictroides)

6 – Tenelus (Echinodorus Tenellus)

7 - Cabomba Verde (Cabomba Caroliniana)

8 – Elódea (Egeria Densa)

 

Tive muitas espécies de peixes neste aquário, por ser o primeiro ele foi meu laboratório e aprendi muito com ele.

Veja os vídeos,

Aquarismo PZU

 

Aquarismo PZU

 

Aquarismo PZU

Fiquei com esse aquário uns dois anos e simultaneamente tive mais três aquários montados. Vendi esse de 200 litros para montar um marinho.


Espero que gostem.

 

Até breve. Valeu Pzu

NASA - Nada Anda Sem Amor

Nós temos 51 visitantes online
Qual tipo de aquário você gosta mais?