Aqua Masp – Um aquário temático

Antes, um pouco de conhecimento.

Fundado em 1947, o MASP foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. A princípio, instalou-se em quatro andares do prédio dos Diários Associados.

Chatô, como era chamado, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras.

Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido à circulação do dinheiro das indústrias e do café, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade.

A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi, arquiteta italiana e entre projeto e execução foram doze anos.

Foi a Rainha Elizabeth II da Inglaterra que inaugurou o novo prédio em 1968 que contou ainda com a presença das maiores autoridades brasileira da época o Presidente Artur da Costa e Silva o Governado de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré e o Prefeito José Vicente Faria Lima, além de uma grande participação popular em frente ao edifício.

As colunas do edifício foram pintadas de ermelho somente em 1990 na ocasião dos 40 anos do museu, em parceria com a empresa Suvinil, obedecendo ao projeto original de Lina Bo Bardi.

Na reforma de 1997, o prédio recebeu um terceiro andar subsolo, onde está hoje a reserva técnica, moderno espaço que abriga as obras do acervo enquanto não estão em exposição.

O AquaMasp
Um dia conversando e mostrando para a minha filha algumas ideias que tinha para um aquário, juntamos uns pedaços de madeira aqui, com uns vidros ali e de repente surgiu o esboço do MASP, ai não tivemos dúvida, foi só colocar mãos a obra.

Set up:

  • Início 17/12/2012
  • Dimensões 40 x 30 x 30 cm (CLA)
  • Vidro transparente de 6mm lapidado
  • Volume teórico 36 litros
  • Iluminação embutida na estrutura em led.
  • Substrato basalto
  • Aquecedor Electronic Heater de 50w
  • Hang on Atman HF 0600 de 650 litros por hora
  • TPA 25% a cada 20 dias
  • Hardscape Pedras coletadas em Votorantim

Confira a construção passo a passo desse aquario clicando em AquaMasp

Veja os vídeos, o primeiro de 17-12-12, o segundo uma atualização de 25-03-13

Espero que tenha gostado.
Até breve, valeu Pzu
NASA – Nada Anda Sem Amor.

Achou essa informação relevante. COMPARTILHE ! Assim você ajudará outro Aquarista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =